terça-feira, 5 de maio de 2009

Passo a Passo Decoupage em Latinhas

Pessoal, criei um Passo a Passo após tantos pedidos, e espero que vocês gostem! Acho que também sairá em um Jornal aqui de Porto Alegre, se der certo comentarei aqui no Blog!

PODEM PUBLICAR NOS SEUS BLOG'S, PEÇO QUE SITEM MEU BLOG  NOME!

Material necessário:

- lata sem rótulo e limpa com álcool
- tinta pva
- primer para metais ou galvite
- pincel / arame para alça
- guardanapo para decoupage
- termolina o verniz a base dágua
- arame para alça (vendido em ferragens)
- fuxico ou laço para decorar

01 - Primeiro passo é deixar a lata limpinha, sem rótulo. Depois, passar uma demão de primer para metais cor clara por dentro e po fora. Após 24h, pintar por dentro e o fundo com uma cor mais escura que combine com o guardanapo que será usado.

02 - É preciso cortar o guardanapo do tamanho do rótulo da lata e deixá-lo só com uma camada, ele fininho adere bem na lata.

03 - Comece colocando o guardanapo em cima da lata e vá passando verniz com pincel macio com muito cuidado para que não rasgue.

04 - Se for preciso, corte o pedaço que sobrar. A lata ficará assim.

05 - Para dar um acabamento na pintura, uso a técnica da "chuva americana". Consigo este efeito molhando uma escova de dentes em um pouquinho de tinta. Com o dedo polegar, respingo na lata com cuidado. Faça isso por dentro e no fundo da lata.

06 - Para fazer os furos e fixar a alça, uso uma ferramenta que parece um prego, porém mais afiada. Pode ser usado um prego caso não tenha a ferramenta.

07 - Com um alicate, arremato a pontinha do arame para não ficar pontas nem soltar.

08 - Pode colar nas laterais uma flor de fuxico ou um laço para dar o acabamento final. A cola mais recomendada é a cola quente.

Como sugestão, costumo colocar um pano de prato com motivo parecido com o da lata. Fica um excelente pesente! Outra idéia é rechear a lata com bom bom, ou o que sua imaginação mandar.

Mais idéias de latas, clique aqui!

38 comentários:

  1. Fica linda mesmo! Um excelente presente.

    bjos!

    ResponderExcluir
  2. Ficou bem facil esse passo a passo! Otimo!!
    mas Maira....e o sorteiooo?? saiu??bj

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo, que bom você compartilhar. Beijos. Claudia.

    ResponderExcluir
  4. quando for possível e se vc achar apropriado,colocar o custo......o que vc acha??????

    ResponderExcluir
  5. oi maira essas latas sao muito lindas e estou com muita vontade de fazer.gostaria de saber aonde comprar o gurdanapo.muito obrigada e adorei o seu blog estou aprendendo muito.

    ResponderExcluir
  6. Menina!!! estou extasiada com tanta coisa linda!!!Adirei seu blog e estou levando teu link comigo.
    Seua trabalhosa são lindos e muito diversificados,a pulseira é um show,parabéns pelo blog
    bj Erica Murakami

    ResponderExcluir
  7. Oi Maíra. Tinha visto no lugar errado. Somos parceiras da troquinha dos guardanapo. Eu gostei, pois acho seus trabalhos muito legais e lindos. Quando puder entre em contato. Meu e-mail pergameni@gmail.com
    Abs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Maíra...então essas de leite ninho eu cobro 10 reais...mas sem tampa,com tampa de mdf cobro 12...essas de nescau retorcido cobro 9...depende do tamanho da lata..mas varia entre 6 reais (as pequenas de creme de lte)e 18 reais (as grandonas de 2kg)...
    Ah,e qto ao sorteio? já saiu o resultado?!?! =D
    Bjocas

    ResponderExcluir
  9. Este trabalho é D+++++++++++++!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Maíra. Vim conhecer seu blog e estou encantada. Quanta coisa legal de se aprender!
    Eu faço camisas pintadas à mão e estou dando meus primeiros passinhos na decoupage, porque utilizo as latas para colocar as camisas. Já recebi até encomenda pra festinha de niver da filha de uma grande amiga e estou super ansiosa.
    Se puder me fazer uma visitinha, meu blog é pingosegotas.blogspot.com
    Fico te esperando. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Quanta coisa linda e criativa por aqui, Maíra! Parabéns! E obrigada por dividir conosco o PAP de alguns destes trabalhos. Beijão, Fabi.

    ResponderExcluir
  12. Oi Maíra tudo bem,seu trabalho é lindo!
    Se possível me tire uma dúvida,estou guardando algumas latas para dar de lembrança no aniversário de meus filhos,mas gostaria de fazer um pote de biscoitos para os convidados.
    Vi que você disse que fez para vó do seu namorado uma lata de chá,mas eu não seu que tipo de tinta posso tar utilizando para a pintura interna já que ter´a alimento,e se não pintar logo a lata enferruja.
    Grata pela atenção se puder me responder meu e-mail é:rosedms3@hotmail.com
    Beijos e sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Maíra.
    Quando penso em reciclar, penso logo no seu blog. Estou com uma lata sem nenhuma pintura, pensei em fazer decoupagem mas estava com algumas dúvidas, que agora, vendo o pap, foram esclarecidas. Estou levando este pap, e logo logo vou postar a minha latinha. Um beijão e parabéns pelos lindos trabalhos. Dá uma passadinha no meu blog! Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Oi, adorei seu blog. Só tenho uma dúvida, como faço os arremates da lata, ou seja qdo abrimos a lata fica as rebarbas. Vc martela, lixa?? Qual a melhor forma de deixá-la lisinha, evitando cortes?
    bjus
    Juliana

    ResponderExcluir
  15. Ola Maira,

    Adoro o seu blog! Fico encantada com os seus trabalhos! Parabens!
    Vou fazer o aniversario com Tema Wall-e. Quero fazer a decoracao ecologica! Tenho uma duvida! Sera que vc pode me ajudar por favor?
    Decoupage pode ser feita em potinhos plasticos? Incrivel que parece, quase nao uso latinhas, mas compensacao tenho varias embalagens de plasticos!
    Adorei quando meu filho escolheu esse tema, pois e perfeito para as criancas aprenderem e os adultos tambem a preservar o planeta!

    Obrigada

    Mirane

    ResponderExcluir
  16. Parabéns! Seu trabalho é muito bonito e inspirador. Tb tenho feito artesanato com reciclagem, pois sempre fui "tralheira" - tenho muita do de jogar qq coisa no lixo. Iniciei um blog para expor minhas peças, adoraria receber sua visita : zuzamello.blogspot.com. Um grade abraço, Zuza Mello

    ResponderExcluir
  17. Os tres ERRES é como devemos viver e educar nossos filhos e netos!!!Adorei suas idéias ....parabéns pelo exemplo....Abraços Mara Lúcia

    ResponderExcluir
  18. oi Maira,adorei seus trabalhos.Está de parabéns.
    Gostaria que me tirasse um dúvida.como vc faz para tirar as rebarbas das latas?.
    Meu email;elsamarialeonardi@hotmail.com.
    Muito obrigada pela aatenção.

    ResponderExcluir
  19. reciclagemarte@hotmail.com
    oi Maira,adorei seus trabalhos.Vc está de parabéns.
    Pokr favor me tire uma dúvida,como vc faz para tirar as rebarbas das latas.
    Meu email;elsamarialeonardi@hotmai.com.
    Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  20. amei o blog...parabéns.....muitas ideias lindas

    ResponderExcluir
  21. É isso aí!Reutilizar, dar vida nova aquilo que iria pro lixo!Tudo de bom,o Planeta agradece!Abraços

    ResponderExcluir
  22. Anônimo6/6/15 17:03

    ola flor estou com dificuldades pois minhas latas estão enferrujando depois que as pinto pq sera?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Eu amo receber recadinhos! Se prefeir, mande e-mail para reciclagemearte@hotmail.com ou maira.fontoura@hotmail.com

Volte sempre. Deus abençoe! Beijos.