terça-feira, 23 de junho de 2009

FESTA SUSTENTÁVEL


Dicas para fazer uma FESTA ECOLÓGICA, colocadas em prática na festa do meu filho Felipe!


Tema:
Escolhi o tema FESTA NA ROÇA por vários motivos, estamos em junho, então pessoal já está em clima de festa junina. Gostei da idéia de incentivar os convidados a irem vestidos a caráter (04), o que torna a festa muito mais divertida, até os adultos entraram no clima (05). Este tema também possibilita explorar as comidas típicas de interior, como rapadura , pipoca e doce de abóbora (02).

Local:
O local escolhido para festa foi estratégico, perto da escola onde o Felipe estuda, facilitando assim o deslocamento dos convidados e economizando combustivel, o que gera menos impacto no meio ambiente.


Decoração:
Na mesa principal (01), usei a toalha que a casa de festas oferecia, consegui no supermercado dois sacos de batata e fiz de sobre toalha, dando ar rústico. Peguei emprestado com minha avó uns cestinhos de palha e forrei com retalhos de tecido xadrez que receberam doces típicos do interior (02). Também fiz gelatinas de sabores variados que deram um colorido todo especial na mesa, além de fazer um sucesso com a criançada! Dois chapéus de palha deram toque caipira na mesa. O enfeite das mesas (03) foi feito com copinho de macarrão instantâneo pintado imitando vaquinha, fiz alcinha de arame e o acabamento com fita de cetim e cartão de agradecimento.
A decoração do salão foi super simples, com ajuda da professora, os coleguinhas haviam desenhado na escola o aniversariante de caipira! Ficou super divertida esta parede (06) e os coleguinhas adoraram ver seus desenhos expostos na festa. Utilizei os balões da festa anterior, e pedi para decoradora apenas colocar mais uns balões para dar volume, mas 80% já estavam lá! Como era clima interior, não me importei com as cores.


Alimentação:
Explorando o tema da festa, escolhi 03 opções de salgados: pipoca, pão de queijo e cachorro quente, todos feitinhos na hora. Fiz gelatinha de sabores variados que fez um sucesso com a criançada! Nas mesas, além do enfeite (03) tinha um cestinho com alguns doces (cocada, rapadura, amendoin doce e pé de moleque).
A casa de festas oferecia copos de vidro e copos de plástico laváveis, então utilizamos pratos e garfinhos plásticos apenas para o bolo. Usei também copinhos de cafezinho para gelatinas. Os demais doces e salgados foram servidos em cestinhos ou pratos de papel. Posso dizer que consegui meu objetivo realizar uma festa animada, divertida e prejudicando o mínimo possível o meio ambiente. Ainda fiz questão de comentar com os convidados que tanto elogiaram os enfeites que os mesmos haviam sido confeccionados com material reutilizado! Missão cumprida!

9 comentários:

  1. Deve ter sido um sucesso.
    A mesa está lindíssima... cheia de criatividade.
    Parabéns ao teu filhote (atrasados) e para ti também.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia...
    Vou 'copiar' pra festa do meu filho em dezembro (com variações, é claro).
    bêê tóó

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela festinha,e parabéns ao seu filho (tão lindinho ele)..Deve ter feito um sucesso mesmo essa festinha,e é tão gostoso a gente mesmo preparar tudo né?a decoração,as lembrancinhas....Ano passado eu tbém fiz boa parte das coisas da festinha da minha filha,e esse ano com certeza farei novamente...
    Achei uma gracinha essa lembrancinha..
    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia, tenho um primo que faz aniversário em junho e já havia pensado em fazer uma festa junina de aniversário. Vou copiar sua maravihosa ideia.

    ResponderExcluir
  5. OLÁ AMIGA,NOSSA FICOU TUDO MUITO LINDO,PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE...UM ABRAÇO,LIKA

    ResponderExcluir
  6. quase a mesma coisa q minha tia fez.
    só q sem a intenção d sustentabilidade
    hehe ou coisa assim.
    e com menos criatividade .mas mesmo assim ficou ótimo...

    e a sua ficou sensaiconal...

    parabens pelo blog.
    sucessso .. .
    primeira vez aki.
    espero retornar mais vezes.
    xD~
    e conviso-t a vir no:

    www.bocadekabide.blogspot.com

    ótima quinta.
    abraços...e será bm vind lá!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tem selinho p/vc no meu blog de Artes. Passa lá.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns !!!!Um festão !!!!Ah.....sobre a postagem anterior....vi o seu porta botões,pois acompanho msm o seu blog maravilhoso.......

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Eu amo receber recadinhos! Se prefeir, mande e-mail para reciclagemearte@hotmail.com ou maira.fontoura@hotmail.com

Volte sempre. Deus abençoe! Beijos.