quinta-feira, 8 de abril de 2010

Oficina de artesanato sustentável - Trabalho voluntário - IPV




Olá pessoal. Estou quase no fim daquela encomenda das 200 latas... faltam apenas 16!!! Ufa!!! Hehehe. Mas hoje vim aqui aqui contar sobre um trabalho voluntário que estou realizando em parceria com Caco, meu amigo que produz sacolas feitas de jornal. Já falei delas aqui diversas vezes. O trabalho no IPV, Instituto Penal de Viamão começou na semana passada, e hoje tivemos nossa terceira aula. Desde que me formei na faculdade, em janeiro deste ano, tinha vontade de começar um trabalho voluntário, mas não sabia bem por onde começar. Pedi à Deus em oração que me enviasse as pessoas certas. Foi quando a psicóloga Luciane Engel, que trabalha no IPV me encontrou, através do Blog.
No IPV, cerca de 500 detentos cumprem pena no semi aberto, e alguns podem sair dali para trabalhar, mas é bem difícil alguém empregá-los. Muitos são artistas natos, eu e o Caco ficamos surpresos com a quantidade de trabalho que é feito por ali. Mas muitos esbarram na falta de material e espaço adequado para desenvolver o artesanato. Nosso objetivo na oficina é desenvolver a cratividade, trabalho em equipe, ensinar artesanato com material reciclado, conscientização ambiental e ensiná-los um ofício. Vamos mais pra frente ajudá-los a tirar a carteira de artesão. Também temos idéia de criar um programa de geração de renda.
Além das aulas, estamos conseguindo material que precisam para desenvolver suas artes.
No momento, temos cerca de 20 detentos participando da oficina, mas tem mais uns 50 na fila de espera. Estou muito feliz com este trabalho, e quem quiser mandar idéias de peças feitas com recicláveis. aceito com maior prazer! Na primeira e segunda aula fizemos as sacolas de jornal, e começamos com os canudos de jornal. Na terceira aula, trabalhamos com canudos de jornal enroladinhos. Fizemos um porta retrato e marcador de páginas coração. Além de muitos canudos e peças que iremos finalizar em outra aula. Bjs e ótimo final de semana.

7 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo o trabalho, amiga, parabéns.

    Olha, além de jornal, vocês também podem usar caixas de leite para fazer diversas coisinhas.

    Vou ver se tenho algum pap aqui e te mando por e-mail.

    Sucesso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Maíra.
    Eu que já admirava seus trabalhos, pois amo reciclagem, agora tb admiro vc como pessoa.
    Que trabalho lindo!!!
    Que Jesus abençoe esse esforço seu e de seu amigo.
    Dar a essas pessoas um meio digno de voltar a Sociedade com um trabalho maravilhoso que é o artesanato.
    Parabéns pela iniciativa, e pelos seus trabalhos todos lindos.
    Bjss.

    ResponderExcluir
  4. Oi Maíra:
    Adorei! Parabéns! Os canudos são ótimos e tem uma diversidade de coisas bonitas e úteis que se pode fazer com eles, inclusive postei semana passada (eu acho), uma doll feita com eles. Aproveite o que quiser dos meus blogs e mande dizer se precisar de maiores detalhes.

    ResponderExcluir
  5. Que trabalho maravilhoso. estou apaixonada. Deus te abençoe ricamente, pois quando se faz com o coração tudo fica mais colorido. bjocas mil para ti e toda sua equipe. rsrs

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/5/10 09:17

    Adorei tudo temos muitos pontos em comun,
    convido vc a conhecer meu blog http://arteluzevida.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Eu amo receber recadinhos! Se prefeir, mande e-mail para reciclagemearte@hotmail.com ou maira.fontoura@hotmail.com

Volte sempre. Deus abençoe! Beijos.